sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lançamento do Livro «Grande Feiticeiro Amarelo»


LIVRO | O conto, inspirado na obra de Júlio Resende em Goa, com desenhos seus inéditos, fala de um cavaleiro amarelo que se veste de ouro e não sabe sorrir. Ele vai buscar 1001 mulheres a Goa para habitarem a muralha da China onde vive com 1001 cavalos especiais – daqueles que os Portugueses, no tempo dos Descobrimentos, transportam nas suas pesadas embarcações, conhecidas por Carrancas, e à mistura com móveis indo-portugueses, rinocerontes e outras preciosidades exóticas.

O cavaleiro ostenta um anel mágico que o faz viajar através de um nevoeiro verde e, assim, rapta 1000 goesas que dizem ser as mais fiéis e belas do Mundo (exaltadas por Camões). Rapta-as apenas para lhes oferecer um dos seus valiosos cavalos e para as tratar bem. É que, tradicionalmente, as goesas são obrigadas a queimarem-se por morte do marido. O cavaleiro salva-as!

Mas, nem as 1000 goesas, nem os 1001 cavalos, o fazem sorrir. Falta-lhe mais uma, tantas quantas os cavalos. Regressa a Goa e cruza-se na praia com uma mulher diferente das demais encontradas. Uma mulher que não sabe falar, o faz sentir só e o leva a rir finalmente. É uma sereia que se apaixona pelo riso amarelo do cavaleiro com dentes de ouro. Ambos mergulham no mar de Goa e transformam-se numa espécie de golfinhos sorridentes.

LOCAL | Máquina - Piso 1 - 27 de Novembro, pelas 17h.