quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Inocente / Not Guilty

A Ler Devagar e Academia do Livro têm o prazer de a/o convidar para o lançamento do livro Inocente / Not Guilty, de Patrícias Lucas e Nicolas Bentos, a ter lugar no dia 14 de Janeiro, pelas 19h. A apresentação estará a cargo de Maria José Morgado e José Alberto Carvalho.

LIVRO Em Dezembro 2005 a namorada de Nicolas desaparece e deixa a mala em sua casa. Durante semanas anda desesperado à sua procura, sem que a polícia nada faça, apesar dos seus gritos de desespero. Quando o corpo aparece, Nicolas é considerado culpado porque na última imagem de Kamilla, captada por uma câmara da cidade de Bedford na noite em que desapareceu, a polaca estava com a mala ao ombro. Esta foi a conclusão de um especialista forense norte-americano que mentiu em tribunal e sustentou a condenação de Nicolas a prisão perpétua.

Durante os dois anos e meio que passou na ala dos criminosos mais perigosos em prisões do Reino Unido, Nicolas e a família lutaram sem nunca perder a esperança, contra tudo e contra todos, numa verdadeira prova de fé e de determinação.

Esta é a história, contada na primeira pessoa, de um português envolvido numa teia de mentiras e numa conspiração internacional, em que a Justiça passou para segundo plano. Esta é uma história que pode acontecer a qualquer um de nós.

AUTORES PATRÍCIA LUCAS estudou Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Começou a sua carreira no programa Acontece da RTP 2 de onde saiu para o CNL, o primeiro canal de informação de Portugal. Dois anos depois integrou a delegação da RTP – Centro em Coimbra, onde também trabalhou na Antena 1. Algum tempo depois, regressa a Lisboa, trabalhando na equipa do Telejornal da RTP. Formou, com outros colegas, o programa 30 Minutos, coordenado pela jornalista Judite Sousa e actualmente é uma das repórteres da grande reportagem da RTP, no programa Linha da Frente.

NICOLAS BENTO nasceu em Luanda, Angola, há 30 anos, no seio de uma família que não hesita em dar provas de amor e de esperança. Desde cedo revelou um talento particular para o desenho e pintura. A sua paixão mais recente é a fotografia. Hoje tem uma missão: alertar o mundo para as injustiças silenciosas que transformam inocentes em culpados.

Mais informações: reportagem RTP: aqui