sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares


A Ler Devagar e a Fundação Manuel Leão

têm o prazer de a/o convidar para o lançamento do livro Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares, de Maria Benedita Portugal e Melo, a ter lugar no próximo dia 18 (Quinta-Feira), pelas 19h.

A apresentação do livro estará a cargo do Prof. Dr. José Madureira Pinto e da Prof. Dra. Maria Manuel Vieira.

A Administração

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LIVRO | O debate que tem sido produzido pela imprensa de referência portuguesa sobre o «estado» do sistema educativo português e a «crise» em que este se encontra teve um dos seus momentos altos aquando da publicação dos primeiros rankings escolares. Partindo da ideia de que as opiniões escritas mediatizadas nesse período seriam sustentadas em argumentos científicos e contribuiriam para potenciar a reflexividade dos actores sociais, procura-se analisar, na primeira parte desta investigação, em que condições e em que termos se produziu a discussão sobre os rankings escolares entre 2001 e 2003. Conclui-se que este debate foi essencialmente construído a partir de crenças e ideologias e não de análises cientificamente comprovadas. A segunda parte deste estudo procura desvendar a opinião dos docentes sobre os rankings escolares, examinando os efeitos que estes poderão provocar nas suas práticas lectivas e organizacionais. Apesar de uma minoria de professores inquiridos admitir alguns dos efeitos perversos da publicação dos rankings, esta obra revela que os efeitos reflexivos dos rankings são mais compósitos e pontuais do que lineares e gerais.

AUTORA | Maria Benedita Portugal e Melo é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição onde também realizou o mestrado em Sociologia e doutorada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Lecciona no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (nova unidade orgânica da U.L. que agrega o Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UL e a Unidade de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) diversas disciplinas de Sociologia, integrando a equipa de coordenação do mestrado em Formação Pessoal e Social. É membro do Centro de Investigação em Educação da FCUL e colabora, desde Janeiro de 2004, com o Observatório Permanente de Escolas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Laboratório Associado. Tem integrado diversos projectos de investigação e publicado trabalhos científicos nas áreas que correspondem aos seus interesses: Sociologia da Educação, Sociologia da Comunicação e Sociologia da Cultura.