quarta-feira, 7 de abril de 2010

Heuskach & Abdul Moimême (17 de Abril - 22.30h)

O concerto junta o duo suíço Heuskach com Abdul Moimême. Enquanto os primeiros formam uma ‘working band’ permanente de música improvisada, D’Incise e Moimêmetêm tocado nos últimos dois anos, estando a ponto de lançar um CD conjunto, sob o título Complaintes de Marée Basse.

D’incise é uma referência na actual música improvisada Suíça. Sendo responsável pelanetlabel Insubordinations, gravou recentemente com o contrabaixista Barry Guy, no contexto do seu duo, Diatribes, com Cyril Bondi. Não é por acaso que o crítico Rui Eduardo Paes lhe dedica um artigo na última edição da revista Jazz.pt.

Abdul Moimême é um membro da cena improvisada portuguesa, sendo membro da VGO e do noneto Suspensão. Em 2009 lançou um CD a solo, Nekhephthu, na editora Creative Sources.

Tratando-se aqui de um novo projecto, onde existem afinidades e percursos confluentes, o concerto será uma estreia absoluta dado este trio nunca ter tocado na presente formação. A música será ‘não idiomática’, tocada no contexto da improvisação livre.