sábado, 5 de junho de 2010

Os alimentos e mitos que nos engordam (7 de Junho - 21.30)

LIVRO | Com a epidemia da obesidade, chegou também a epidemia dos mitos alimentares ligados ao excesso de peso e às tentativas de emagrecimento. Passou-se assim do «quanto mais melhor», de «o que não mata engorda» e de «a gordura é formosura», para os preceitos que estabelecem regras para emagrecer sem esforço. Geralmente há alimentos «amaldiçoados», (por exemplo, a banana) e outros «abençoados» (o sumo de fruta), e existem também «regras» que não estão provadas (por exemplo, não beber água à refeição). E raramente se fala que para emagrecer é necessário comer menos quilocalorias do que aquelas que se gastam.

Com a ajuda deste livro vai ficar a saber quais os alimentos e mitos que o engordam. As verdades, os erros e os preconceitos que reinam no universo do excesso de peso.

AUTORA | Doutorada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, a prof.ª Isabel do Carmo é médica endocrinologista e uma das maiores especialistas portuguesas em obesidade e comportamento alimentar.Fui fundadora da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e da Sociedade Científica, Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar. É directora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria, responsável pelo primeiro Estudo de Prevalência da Obesidade em Portugal e dos último estudo nacional no âmbito dos projectos da Fundação para a Ciência e Tecnologia.