sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Casa Ancestral de L. - José Gonçalves Gomes

Apresentação do livro A Casa Ancestral de L., de José Gonçalves Gomes, ed. Eucleia Editora, dia 16 de Julho, pelas 17h.

LIVRO | Narrada na primeira pessoa, a partir da visão de Catarina de L., esta é uma obra onde os plano ficcional e histórico se conjugam de um modo original, sem jamais resvalar para os lugares-comuns frequentemente encontrados numa história de amor em cenário de guerra. Porque é disso que essencialmente se trata, de amor e de guerra. De uma mulher cercada, que se cerca a si mesma. De um homem que a segue incondicionalmente. De beleza que não esmorece, apesar da fome, da miséria, da degradação.

«Tenho por companhia – além da cama e do genuflexório – o Cristo crucificado. De olhar erguido ao abandono do Pai. Estremecendo ante explosões que sobre Elvas espalham a ferralha incendiária. A oração penitente que me foi ensinada, dita e redita tantas vezes quantos os meus pecados, aflora por vezes os lábios. Estranha à minha vontade, surge sem apelo, discorre seu pranto, torna por fim às catacumbas de onde emergiu. Melhor faria chorar abraçando os muros. Mas a cal conventual, que dilui o corpo, não consola. A exiguidade da cela alarga a dor. Como o fogo nas encostas, o desespero faz pasto do que alcança.»

AUTORJosé Gonçalves Gomes nasceu em 1972. Doutorou-se em Matemática e é, actualmente, professor da Universidade Nova de Lisboa. A Casa Ancestral de L. é o seu primeiro romance.