sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Meu Tio o Jaguar

21 OUTUBRO - 18 DEZEMBRO
SEXTAS & SÁBADOS - 21H30 - DOMINGOS - 19H30
 ________________________

Meu Tio o Jaguar

Guimarães Rosa (autoria) | Jorge Listopad (encenação) | José Artur Pestana(interpretação)

DURAÇÃO APROX. 1H45 - MAIORES 12 ANOS

RESERVAS 213 259 992
BILHETES NORMAL 12€* | ESTUDANTE, +65, -30 - 6€*

* * * * *
Pela primeira vez em Portugal na cena teatral, um texto completamente fora dos códigos estabelecidos – Meu Tio o Iauaretê / Meu Tio o Jaguar – de umdos maiores escritores brasileiros do século XX, João Guimarães Rosa.

Mas também fora de Portugal, excepto no Brasil, esta prosa, este conto dramático, nunca foi realizado como peça teatral mas, apenas radiofonicamente. Assim, de certo modo, trata-se de uma estreia mundial.

Constituído por um monólogo a duas vozes, com muitos presentes e ausentes, de um caçador de onças-jaguar que, numa metamorfose quase feita diante dos olhos dos espectadores, se transforma, pela solidão, melancolia aguda e alegria quase grotesca, em jaguar, o seu bicho mais amado antes de ser caçado.

Estamos perto de uma emoção algures em zonas obscuras, entre animalidade e humanidade, o nascimento de um novo sentimento; mas também não estamos longe das grandes obras épicas do autor de Grande Sertão, Veredas, aqui ainda mais fascinante pela utilização de uma nova linguagem, uma osmose do português do Brasil e de tupi, de neologismos, de gritos e de sons. Um encantamento lúcido.

Será e é um teatro diferente e raramente visto! Um mysterium!