quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O que vês dessa janela?

O que vês dessa janela? - 25 de Novembro - 18h30

* * * 
No mês em que se completam 9 anos sobre a mudança dos habitantes da aldeia da Luz, a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A.), através do Museu da Luz, lança um livro para os mais novos contando a história deste processo. 

A vida na antiga aldeia, os primeiros rumores sobre a construção do Alqueva, os avanços e recuos da obra, a chegada das máquinas, a demolição das antigas casas ou a subida das águas são alguns dos momentos contados nas páginas deste livro, com textos de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Madalena Matoso. 

O livro resulta de uma encomenda do Museu da Luz à editora Planeta Tangerina e procura descrever a aventura vivida por toda a comunidade —  os medos, as incertezas, a dificuldade em abandonar a aldeia antiga e também a esperança trazida pela água da barragem — antes, durante e depois do fecho das comportas. 

O livro será oferecido às crianças da aldeia da Luz  (grande parte delas já nascidas após a mudança para a nova aldeia), mas a ideia é que chegue também a todas as outras crianças. Passados quase 10 anos desde a submersão da antiga Luz é muito provável que grande parte delas nunca tenha ouvido falar desta história que emocionou o país e levou muitos turistas à região, para ver a aldeia que seria engolida pelas águas.

ENTRADA LIVRE