quarta-feira, 27 de abril de 2016

Apresentação do Livro " Modelos Para Ensinar: escolhas do professor" > 4 Maio > 18h


Apresentação da obra "Modelos Para Ensinar: Escolhas do Professor", dos Autores Maria Ivone Gaspar, Alda Pereira, Isolina Oliveira, António Teixeira.

Sinopse:
O ensino é por natureza um processo contextualizado que se realiza na promoção da aprendizagem, por isso tem de se reinventar a cada cenário específico que o materializa.Neste quadro, as práticas docentes são determinantes, pois elas dão sentido aos cenários de aprendizagem, equacionando-os enquanto problema e estabelecendo modelos possíveis para a sua resolução, contribuindo desse modo para a construção do capital cultural do país. Ao professor cabe fazer essas escolhas, assumindo-as como um compromisso que o envolve e responsabiliza. A crença de que essa escolha terá de ser suportada teoricamente e esclarecida à luz da relevância das práticas pedagógicas inspirou o estudo agora publicado. Este livro celebra, pois, a liberdade do professor e a sua responsabilidade na personalização dos caminhos da aprendizagem.

Biografia: 
Maria Ivone Gaspar é doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Teoria Curricular e Metodologia do Ensino. Professora aposentada da Universidade Aberta, onde foi Diretora do Departamento de Ciências da Educação entre 1999 e 2004, coordenou o Centro de Estudos em Educação e Inovação, entre 2002 e 2007, coordenou o mestrado em Supervisão Pedagógica desde a sua criação (2004) até 2013 e colaborou na criação do programa do doutoramento em Educação, sendo membro da comissão científica da especialidade em Liderança Educacional, de 2010 a 2013. 

Alda Pereira é doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Metodologia do Ensino das Ciências e Professora Associada aposentada do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Dedica-se atualmente à investigação no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), do qual foi coordenadora científica entre 2007 e 2010. Foi Vice-reitora, Diretora do Instituto Coordenador de Investigação, Diretora do Departamento de Ciências da Educação na Universidade Aberta e coautora do Modelo Pedagógico Virtual da mesma Universidade. Coordenou diversos projetos de investigação e participou em vários projetos internacionais, financiados pela União Europeia.

Isolina Oliveira é doutorada em Ciências da Educação na especialidade de Psicologia Educacional, professora no Departamento de Educação e Ensino a Distância e investigadora no Laboratório de Educação a Distância (LE@D) da Universidade Aberta. Tem-se dedicado nos últimos anos ao desenho de cursos online de 1º,  2º e 3º ciclos, bem como realizado investigação sobre a aprendizagem e avaliação online, integrada em projetos nacionais e internacionais. 

António Teixeira é doutorado em Filosofia, na especialidade de Filosofia da Cultura em Portugal. Professor Auxiliar na Universidade Aberta, onde leciona desde 1991, e Investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. É Presidente da European Distance and E-learning Network, sedeada no Reino Unido, e também Diretor no International Board of Standards for Training, Performance and Instruction, com sede nos Estados Unidos. Foi Pró-reitor para a Inovação em Ensino a Distância na Universidade Aberta (2006-09), tendo concebido e coordenado a estratégia de transformação da instituição numa universidade totalmente online.