domingo, 24 de abril de 2016

Encontro de debate multidisciplinar > Verdades do corpo > 26 Abril > 21h45


A Direcção da Zona Sul da Sociedade Portuguesa de Psicossomática com o apoio da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo  tem o prazer de o/a convidar a participar no Encontro de debate multidisciplinar

Verdades do corpo: do desamparo à contenção em contexto de psicodrama psicanalítico de grupo
com a participação de:
João Paulo Ribeiro
O Continente Grupal enquanto Contentor do Terror Sem Nome
Tendo em conta os conceitos de Wilfred Bion sobre os fenómenos grupais, as contribuições prestadas pela escola Francesa ao estudo dos grupos e a nossa própria experiência enquanto psicoterapeutas psicanalíticos de grupo (psicodrama psicanalítico), propomos abordar o grupo como continente do terror sem nome. Partimos do princípio que a grupalidade intrínseca ao homem tem por intuito conter o terror sem nome da solidão desamparada, e está na base da capacidade de pensar e sonhar.

Ana Sotto-Mayor, Paula Lucas
O Corpo e a palavra - lugares de pensamento?
O psicodrama psicanalítico de grupo tem como condição essencial a conjugação do corpo- da acção e do sentir- e da palavra. A palavra que se expressa e o corpo que se surge em busca de novas significações. Esta ligação ganha diversas formas no decurso de uma sessão e na história de um grupo. Uma dessas formas passa pela atitude interpretativa, presente no aquecimento e na procura de compreender e de seleccionar o facto psíquico; na escolha do protagonista; na escolha da dramatização; nas alterações ao curso da dramatização e por fim nos comentários da equipa terapêutica.
Maria Moreira dos Santos
O corpo como lugar do drama e expressão do mito que o habita
A autora olha para o ser humano como um todo, defendendo que o corpo pode ser visto como uma espécie de porta-voz de verdades inconscientes que procuram revelação, dando expressão ao mito que habita Fernando - que nos ajudará a ilustrar esta comunicação.
Livraria Ler Devagar – 26 de Abril (Terça-feira), 21h45.

Contamos com a sua presença e participação!
Patrícia Câmara
(Presidente Lisboa e Sul da SPPS)
João Paulo Ribeiro: Psicólogo Clínico. Psicodramatista e Membro Aderente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo. Psicólogo na Equipa de Pedopsiquiatria da Unidade Autónoma de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira.
Ana Sotto-Mayor: Psicóloga Clínica, Psicodramatista pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo, Sócia Candidata da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Terapeuta Familiar, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Mestre em Sistemas Sociais e Família.
Paula Lucas: Psicóloga clínica, Psicodramatista pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo, Mestre em Musicoterapia e investigadora na área do Psicodrama no ISPA-IU.
Maria Moreira dos Santos: Psicóloga Clínica, Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica e Psicodramatista.