quarta-feira, 26 de outubro de 2016

> Ciclo de Leituras encenadas > Da Voz Humana > 28 NOV > 22H00


Exposição de Fotografia > Nuvens num Instante > 3 a 16 NOV


Exposição "3/4 de Polegada" > Carlos Ribeiro > 2 a 20 de Novembro


Uma intrincada e complexa rede de distribuição de água, como um sistema circulatório que alimenta um organismo, bate a cidade, ramificando-se por ruas e edifícios, formando um gigantesco sistema de tubos, que percorrem o espaço, “alimentando” o colossal organismo que é a urbe.
Imaginemos então, por um instante que, por poderes extraordinários, concedidos por Éolo, senhor dos ventos, pulverizávamos com um sopro ciclónico o betão expondo a colossal estrutura de tubos, e cimento remanescente. Dissipado o pó, ergue-se perante nós uma nova e surrealista paisagem de tubos que se entrecruzam num afã circulatório para fazer chegar ao destino final o líquido vital. Curiosos, aproximamo-nos e somos levados a olhar os detalhes. Registamos, involuntariamente, algumas destas imagens que como painéis se organizam na nossa memória.

Cada painel de “3/4 de polegada” é uma secção deste emaranhado universo de canos que se cruzam e entrecruzam, “deslocando-se” em todas as direções como autoestradas intermináveis. É um grande plano, um detalhe que procuro capturar, como que usando uma câmara, narrando num frame, um pequeno pedaço da história que os ligou a uma casa, uma família, uma pessoa. Cada painel é o simulacro de registo etnográfico, que os tubos anónimos que o integram (painel) realmente possuem, onde vidas se cumpriram num quotidiano banal, ou, talvez, extraordinário. É um registo imaginário, um conto, uma peça de ficção que desvela o real imaginado.

Carlos Ribeiro 2016


Apresentação do Livro "Como conseguir emprego em 30 dias" > 10 Novembro > 15h30


O livro “Como conseguir emprego em 30 dias” pretende ser um manual para auxiliar quem está à procura de emprego. A obra está estruturada de forma a que o leitor possa trabalhar num único tema por dia. Verificar como está a sua presença na internet, utilizar as redes sociais para se destacar, aprender a elaborar o currículo e a comportar-se numa entrevista de emprego, são apenas algumas das tarefas abordadas em cada um dos 30 capítulos do livro que o autor, Pedro Silva-Santos, irá apresentar no próximo dia 10 de Novembro de 2016, às 15:30.

This book is laid out so the reader can work on one topic per day for one month. Check your web presence, create a profile on the professional network LinkedIn, use Facebook to stand out from the crowd, learn to write your CV, develop strategies to avoid secretaries on the phone and how to behave in a job interview… these are just a few of the tasks the reader will be looking at the 30 chapters of the book that the author, Pedro Silva-Santos, will present next November 10 2016, at 3:30 p.m.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

3º PortugalSLAM - Festival Internacional de Poesia e Performance > 10 Outubro > 15h30 - 18h30


A 3ª edição do PortugalSLAM - Festival Internacional de Poesia e Performance decorre de 7 a 15 de Outubro de 2016 na Casa dos Amigos do Minho, Casa da América Latina, Universidade Lusófona, Museu de Lisboa, Livraria Ler Devagar, escrever escrever, LARGO Residências e Agrupamento Escolar nº4 de Évora (EB Conde de Vialva).

O PortugalSLAM é uma iniciativa inovadora promovida pela associação cultural Pantalassa. O Festival volta a afirmar-se como uma referência no território da criação poética contemporânea e transdisciplinar, apresentando propostas inéditas da representação da poesia no cruzamento com outras artes. O tema do festival este ano é Linguagem: Fronteiras e Encontros, uma vez que a linguagem, mais do que uma ferramenta de comunicação, é uma capacidade humana de traduzir ideias, imagens e emoções em conceitos.

Nesta edição iremos trabalhar sobre esses conceitos, seja através da palavra, da música, do desenho ou do vídeo, e tentar compreender de que forma é que esses elementos criam fronteiras entre si - a poesia do outro - e/ou encontros e sinergias entre os artistas.

A programação inclui a participação de convidados nacionais e internacionais, a Final Nacional de Poetry Slam com poetas de todo o país, residências, debates e uma forte componente de formação com workshops e masterclasses destinados a público especializado e ao grande público, bem como instalações e exposições que expandem o Festival pela cidade.

A programação está disponível em www.portugalslam.com

Contamos com a vossa presença poética!

--
The 3rd edition of PortugalSLAM - International Poetry and Performance Festival will take place between the 7th and the 15th of October 2016 at Casa dos Amigos do Minho, Casa da América Latina, Universidade Lusófona, Museu de Lisboa, Livraria Ler Devagar, escrever escrever, LARGO Residências e Agrupamento Escolar nº4 de Évora (EB Conde de Vialva).

PortugalSLAM is an innovative initiative promoted by the cultural association Pantalassa. The Festival returns to assert itself as a reference in the field of contemporary and transdisciplinary poetic creation, presenting unexplored formulas of Poetry representation and its intersection with other art forms. The theme of this year "Language: Barriers and Bridges" is so much more than a communication tool; it is a human ability to translate ideas, images and emotional concepts. In this edition we will work on these concepts (through word, music, drawing or video) and try to understand how we create the barriers within these elements - the poetry of the other - and / or bridges and synergies between artists.

The program includes several attractions: the participation of national and international guests; the National Finals of Poetry Slam with poets from all over the country; residences; debates and a strong component of training with workshops and master classes aimed at both specialized and general audience; and also installations and exhibitions that will expand the Festival throughout the city of Lisbon.

More info about the program here: www.portugalslam.com

We count on your presence!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Lançamento do Livro "A Reportagem" > Bettina Muradás > 28 Outubro > 18h00



Mulher sensual e jornalista competente, Gisele Coelho recebe uma informação e segue seus instintos.
Vai aos Estados Unidos em busca de uma grande história. O advogado Matthew Newman é o agente especializado em perseguir rastros de fraudes financeiras contratado por ela.
Divididos entre a sensualidade superficial e o romance intenso, advogado e cliente mergulham numa relação tempestuosa enquanto enfrentam criminosos e percorrem as ruas de Manhattan e as praias de um paraíso fiscal no Caribe a procura de pistas que comprovem um esquema de lavagem de dinheiro e corrupção. Nesta busca encontram as peças de um quebra--cabeça que revela segredos da vida pública brasileira. A investigação se transforma no “Dossiê Cayman” e acaba no Congresso Nacional na capital do Brasil.
Este jogo perigoso resulta numa reportagem que pode derrubar o Presidente da República e jogar na lama a reputação de políticos e nomes importantes no cenário brasileiro.

Sobre a Autora: Nascida em 1962 em Curitiba- PR Brasil, a jornalista Bettina Muradás foi desde cedo seduzida pelo universo das palavras. Foi repórter e colunista no jornal “Correio de Notícias” e na “Singular Agência de Notícias”. Redatora e editora premiada na agência de publicidade “Umuarama”, decidiu assumir sua paixão pelo campo e enfrentar um novo desafio no meio rural. Como diretora da Jatobá Pecuária, contribuiu para o aperfeiçoamento do plantel de gado Nelore da empresa e a conquista do tricampeonato como melhor criador de gado Nelore do Brasil em 2008. A carreira como escritora, teve início junto com sua primeira filha. Horas e dias de permanência em casa entre fraldas e mamadeiras a levaram a produzir o primeiro manuscrito “Inverno no Vale”. Além de escritora, empresária e tenista amadora, atua também como vice-presidente do Instituto TMO - Associação Alirio Pfiffer de apoio ao Transplante de Medula Ossea e encara a atividade do terceiro setor com seriedade profissional e incansável dedicação. Em 2011 lançou no Brasil seu segundo livro, “A Reportagem".

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Concerto Fera > 5 Novembro > 22h30



Concerto Quarteto Incrível > 8 Outubro > 22h00

Quarteto Incrível

Paulo Galão - clarinetes
Manuel Guimarães - piano
João Madeira - contrabaixo
Pedro Castello Lopes - percussões


Há longos anos dedicados a músicas de improvisação e outras, estes músicos, que têm vindo a tocar juntos em variadíssimas circunstâncias, concretizaram este projecto cúmplice e inédito: o Quarteto Incrível. O nome surgiu por terem realizado o seu primeiro concerto no Cine Incrível em Almada e tanto terem gostado desse concerto que adoptaram o nome do local e decidiram continuar.

Nesse ambiente de calorosa cumplicidade são criadas peças altamente coloridas e variadas, delicadas, ou, por vezes, intensas e poderosas, nelas múltiplas linguagens e abordagens instrumentais são exploradas e, embora se trate de improvisação livre, sem falsos pudores, se assume o groove quando este surge.
Improvisação livre numa festa que se destina a todos, mesmo aos que habitualmente não frequentam este tipo de música.


Lançamento do Livro "O Menino Azul" > Marta Lourenço > 23 Outubro > 11h30



Esta é a história de um menino que amava o mar e de uma menina que amava o céu. Encantada pela paixão do amigo pelo mar, a menina descobre uma maneira de "voar" para poder ver o mar lá de cima e compreender as suas maravilhas. Esta é a história de um encontro de paixões, de um encontro da beleza da realidade com a magia da imaginação, de um encontro de azuis.