quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Apresentação do livro "Os Básicos da Cozinha Vegana" > 24 NOV > 19H


Comer é algo de natural e simples, não precisamos de contar calorias nem de calcular DDR’s antes de cada prato: não é matemática, é um prazer! A comida saudável é aquela que nos faz sentir bem mas também que sabe muito bem. Numa altura em que a comida deixou de ser comida e transformou-se em mononutrientes (a laranja para a vitamina C, a linhaça para o ómega 3, etc.), este livro pretende voltar aos básicos, de pés na terra, e partilhar esta forma de comer — e de viver também — que é mais consciente, mas nem por isso complicada ou sensaborona. Os Básicos da Cozinha Vegana é um livro que pretende ser uma base na cozinha, daqueles que nos fazem voltar sempre. E cada receita, por ser tão apelativa pela sua simplicidade, tem a capacidade de se tornar única com cada mão que a faz e lhe acrescenta o seu cariz pessoal. São os básicos de uma cozinha que faz pessoas saudáveis e, por isso, felizes.

Projeto Novarina em Lisboa > Conversa sobre Valère Novarina > 2 DEZ > 16H00


Pintor, poeta, dramaturgo, Valère Novarina é um artista que transita pela fronteira que separa os diversos gêneros artísticos. Paralelamente à criação de seus textos, ele trabalhou com grafismos e com pintura, primeiro desenhando personagens, depois, pintando cenários até começar, a partir de 1986, a encenar alguns de seus livros.

Como parte do Projeto Novarina em Lisboa, vamos promover um encontro com alguns artistas que trabalharam com a obra do autor francês. Além da conversa, apresentaremos um vídeo criado a partir do conto A língua desconhecida e a leitura dos textos Carta aos atores e Diante da palavra, de Nova-
rina, pelas atrizes Laura Morais da Silva e Mariana Gomes.

Este evento se insere no projeto de pesquisa e montagem da peça Vocês que habitam o tempo, encenação do carioca Antonio Guedes que estreará em março no Teatro da Politécnica.

Recital de Piano comentado > Sofia Sarmento > 15 JAN > 16H




Sofia Sarmento (Braga, 1988) é pianista e professora de piano. Em 2014 ganhou o 1º Prémio no Concurso Peter Donohoe, em Birmingham – Inglaterra. A sua atividade performativa compreende concertos a solo, participações em projetos colaborativos, bem como o piano de acompanhamento. Em 2015 concluiu estudos de pós-graduação em Inglaterra, com os Professores Margaret Fingerhut e Julian Jacobson. Realizou o Postgraduate Artist Diploma no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance – Londres, e frequentou o programa Postgraduate Advanced Diploma no Conservatório de Birmingham. Como pianista e performer, Sofia integrou projetos que associam a música com várias diferentes artes, da dança ao teatro e cinema. Sofia especializou-se em música contemporânea tendo gravado em direto para a BBC Radio 3 num pré-concerto dos BBC Proms sobre a música de Michael Finnissy, em Londres. Participou também nos festivais Frontiers e Harrison Birtwistle Festival, e estreou obras de compositores oriundos de Inglaterra, Espanha, Polónia e Portugal

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Apresentação do Livro "Políticas, Políticos, Política, Políticos - 1965/2015 > Fernando dos Santos Neves > 23 Novembro > 18h30


POLÍTICAS, POLÍTICOS, POLÍTICA, POLÍTICO

“O presente livro não deverá considerar-se uma nova edição, embora muito revista e aumentada, do livro publicado em 2013 na ÂNCORA EDITORA com o título universalmente parabenizado (utilizando um “lusofonês” brasileirismo) de: A POLÍTICA NÃO É TUDO, MAS TUDO É POLÍTICO! Estudos e ensaios 1965-2012.
Além do mais, designadamente dos “TRÊS POSFÁCIOS ESPECIAIS” DE HOMENAGEM A MÁRIO SOARES, A ANTÓNIO DE ALMEIDA SANTOS E A MARIA BARROSO, permitir-me-ia chamar a atenção para as DUAS “EPÍGRAFES”, RESPETIVAMENTE SOBRE O “25 DE ABRIL DE 1974” E O “10 DE NOVEMBRO DE 2015”, datas e acontecimentos estes que, sem nenhuma fingida modéstia, re-permitiram e re-permitirão a Portugal, adaptando os versos de Camões, “dar Novos Mundos ao Mundo” (a começar pela atual “austera, apagada e vil tristeza” da «União Europeia›› e a não menos “austera, apagada e vil tristeza” da «CPLP»...) das “Políticas”, dos “Políticos”, da “Política” e do “Político” do universo luso, lusófono, europeu e global. Que satisfação maior poderia sentir o criador da 1ª Licenciatura Portuguesa de Ciência Politica e autor do presente livro?”

Fernando dos Santos Neves

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Workshops de Fotografia > Luz a Fotografar Devagar > Fevereiro e Março


LUZ A  FOTOGRAFAR DEVAGAR

Vivemos num mundo "colonizado" por imagens.Mas será que todos sabemos o que é uma imagem? Como se forma? O que representa?

Neste conjunto de atividades produzidas em parceria com a Livraria "Ler Devagar", propomo-nos orientar os interessados numa viagem ao interior das imagens fotográficas. E à sua poesia.




Atividades em parceria Walking Camera Project

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Lançamento do Livro " Unidos na separação" > José Carlos Henriques > 17 Novembro > 18h30


O progenitor sentado no canapé da sala chamou a si o filho, Fharal de dez anos, abraçou-o com muita força de profundo consternar, disse-lhe prontamente de voz meiga e suave: amor, quero dizer-te uma coisa: a nossa mãe morreu…
Fharal sabia que depois do óbito, deixava de poder agarrar-se à mãe como se fosse uma árvore centenária, há muito tempo enraizada na vida do filho, podendo sempre que queria apertá-la dando-lhe a segurança transcendental que necessitava. 


Sobre o Autor:
O autor é advogado, professor universitário de direito e gestão, director de Licenciatura em Gestão Autárquica e Mestrado em G.R.H. (2000-2011), foi empresário e gestor em várias empresas, iniciou a sua actividade profissional numa instituição bancária nos anos 80.
Licenciado em Direito (F.D.U.L.)Mestre em Sistemas Sócio - Organizacionais (I.S.E.G.-U.T.L.)  e Doutor em Ciência Política (bolseiro F.C.T.).