quinta-feira, 2 de março de 2017

Apresentação do Livro "Fear, Space and Urban Planning: A Critical Perspective from Southern Europe" > Simone Tulumello > 9 Março > 18h30


Apresentação do Livro "FearSpace and Urban Planning: A Critical Perspective from Southern Europe"(Springer, 2017) de Simone Tulumello (Instituto de CIências Sociais, ULisboa).

5ª feira dia 9 de Março 2017, às 18.30 na livraria Ler Devagar (na LX Factory)


Oradores:

- João Ferrão (Instituto de Ciências Sociais, ULisboa);
- João Seixas (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL; Ler Devagar);
- Susana Araújo (Centro de Estudos Comparatistas, ULisboa);
- e o autor.

Sinopse:

Os cidadãos dos países ocidentais gozam das sociedades mais seguras de sempre, porém são os que se preocuparam mais com o crime e a violência. Quais relações existem entre os fenómenos socio-espaciais recentes e a crescente relevância dos discursos em torno da segurança? Será que o medo nas cidades seja uma consequência inevitável da vida urbana contemporânea? O talvez existe algum uso político desse medo? Será que os discursos sobre a segurança possam ser utilizados como instrumentos de poder nas políticas urbanas? E será que a prática do planeamento urbano possa contribuir para enfrentar o medo?
Para responder a essas perguntas, FearSpace and Urban Planning as relações entre o medo urbano, os discursos retóricos sobre o crime e a violência, o espaço urbano e a prática do planeamento – e usa dados empíricos recolhidos em Palermo e Lisboa para focar-se nas cidades do Sul da Europa. O livro tem dois objetivos: construir uma teoria crítica, exploratória e compreensiva das relações entre medo, espaço e planeamento; e enriquecer os estudos recentes sobre as geopolíticas urbanas, que são principalmente focados nas cidades globais, através duma perspetiva de cidades “comuns”. Em suma, o livro questiona se, e até que ponto, a produção das paisagens contemporâneas do medo esteja emergindo como uma política económica urbana.

Mais informação: