quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Lançamento de Livro > Win Wenders – Psicanálise e Cinema > 08 OUT > 16H


Release do livro: Wim Wenders, Psicanálise e cinema.
Editora Pontes, Campinas, 2017
234 páginas.
Geraldino Alves Ferreira Netto

O livro propõe uma leitura psicanalítica da filmografia de Wim Wenders, grande expoente do Cinema Novo Alemão, a partir da década de 70. 
Depois de uma rápida exposição do fenômeno do Nazismo, responsável pela destruição da identidade nacional e da subjetividade do povo alemão, o livro mostra a tentativa do Cinema Novo Alemão pós-guerra de resgatar a figura paterna da lei conspurcada. 
O trabalho de Wim Wenders é então pensado como um processo terapêutico coletivo, à moda do antigo teatro grego, fazendo uma catarse e exorcizando o demônio responsável pela maior catástrofe já vista na história da humanidade.
Em cada uma das três fases de sua produção, na Alemanha, nos Estados Unidos e, novamente, na Alemanha, podemos ver as incidências dos registros lacanianos do Real, Imaginário e Simbólico, sinalizando um caminhar sofrido, mas compensador, de um artista sensível e humano.
Na primeira fase, o destaque é o filme “O medo do goleiro diante do pênalti”; fora da Alemanha, o ponto alto foi “Paris- Texas”; no retorno à pátria, seu filme mais característico, “Asas do desejo”. 
“Buena Vista Social Club” já é efeito de sua longa caminhada: a poesia e a música, como transcendência para nossa penosa condição humana.