quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Guitarra Argentina > Ramón Maschio e Convidados > 27 JAN > 21H30

Entrada: 5€

Ramón Maschio, músico e compositor nascido em Buenos Aires, destacado guitarrista de tango apresenta este programa dedicado aos diferentes ritmos da Argentina num programa que inclui obras de Gardel, Piazzolla, Yupanqui entre outros grandes referentes numa mistura de clásicos e novas composições.

Ramón Maschio, a musician and composer from Buenos Aires, outstanding tango guitarist, presents this program about several musical genres of Argentina through a repertory that includes Gardel, Piazzolla, Yupanqui among other greats references mixing classics and new compositions.



Lançamento do Livro "A caixa de música" > 28 Janeiro > 18h30


sábado, 21 de janeiro de 2017

Reflexões sobre uma perspectiva psicobiológica do adoecer > 24 de Janeiro > 21h45


A Sociedade Portuguesa de Psicossomática e a  Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo têm o prazer de o/a convidar a participar no Encontro de Debate Multidisciplinar.


Reflexões sobre uma perspectiva psicobiológica do adoecer


O adoecer em geral, particularmente o adoecer somático, tem sido alvo de teorizações distintas ao longo do tempo e de acordo com diversas leituras. Estas decorrem de um modelo biomédico de causalidade linear, de um modelo biopsicossocial ou de uma perspectiva mais actual, de integração das neurociências e das ciências psicológicas, que se poderá pensar como um modelo de vulnerabilidade psicossomática. O desenvolvimento das neurociências, da imunologia, da genética e da psicologia têm vindo a convergir, permitindo antever e aprofundar a complexa teia de relações entre diferentes níveis e ajudar a compreender as interacções corpo/mente na psicobiologia do adoecer.
No momento presente, o predomínio de doenças crónicas que associam factores biológicos e comportamentais na sua etiologia e desenvolvimento, torna cada vez mais relevante esta leitura integradora face às diferentes formas de adoecer. A sua importância implica necessariamente uma reformulação do pensamento teórico em torno da saúde e da doença e das intervenções práticas, preventivas e de tratamento. Tomando como paradigma a investigação de carácter psicobiológico, procurar-se-á reflectir sobre regulação emocional, vinculação e desenvolvimento, o papel da depressão, a variabilidade individual e múltiplos factores de vulnerabilidade que, num conjunto de interacções complexas entre diferentes níveis, podem exemplificar a relação entre emoção e adoecer.


Prof. Sílvia Ouakinin - Psiquiatra, Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Serviço de Psicologia Médica, Clínica Universitária de Psiquiatria e Saúde Mental, FMUL / CHLN. Vice-Presidente da SPPS.

Moderação:
Luísa Branco Vicente - Psiquiatra e Pedopsiquiatra, Psicodramatista e Psicanalista Didacta, Doutorada em Saúde Mental


Jorge Câmara -  Psiquiatra, Psicanalista, Sócio Fundador da SPPS.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Exposição "O Corpo do Modelo" > Catarina Azevedo Tavares > 1 a 19 de Fevereiro



O Corpo do Modelo 

Catarina de Azevedo Tavares nasceu em 1984 em Lisboa. Iniciou o seu percurso de desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes em 2002. O Modelo, foi desde sempre, o seu tema principal no desenho, tema que tem continuado a explorar, em inúmeros cursos, workshops e sessões livres. É também, no modelo que se aventura a experimentar variadas técnicas: lápis de cor, pastel seco, lápis de cera, tinta da china, aguarela, guache, etc. Esta exposição reúne os últimos 5 anos de aprendizagem e experimentação da autora, numa série de trabalhos em diferentes formatos, técnicas e tempos de desenho. O corpo humano é uma fonte inesgotável de inspiração. 


The Body of the Model

Catarina de Azevedo Tavares was born in Lisbon in 1984. She started her academic training in drawing and painting in the Sociedade Nacional de Belas Artes in 2002. Her first subject was live model. This she has continued to explore it in several workshops, courses and other sessions, experimenting with techniques such as watercolor, crayon, dry pastel, indian ink, gouache, etc. This exhibition covers a series of works in different sizes, techniques and drawing "times", encompassing the author's recent years of learning and experimentation. The human body is an unending source of inspiration.

Solo Piano > Alex Zethson > 7 JAN > 21H30