domingo, 24 de junho de 2018

Recital de piano > Rodrigo Ayala > 13 JUL > 22H



Rodrigo Ayala nasceu em Lisboa em 1993. Começou a tocar piano aos seis anos de idade, tendo aulas particulares durante dois anos. Aos oito, tornou-se autodidata e começou a aprender peças apenas de ouvido, regressando às aulas só passados onze anos. Findo o ensino secundário, ingressou na Licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, no Instituto Superior de Economia
e Gestão (ISEG), em Lisboa. No segundo ano do curso, deixou a universidade e começou a ter aulas particulares com Jacinto Mateus. Meses mais tarde, foi admitido na Licenciatura em Piano Clássico da Escola Superior de Música de Lisboa, começando por estudar piano com Miguel Henriques e música de câmara com Irene Lima. No segundo e terceiro anos do curso, foi Jorge Moyano o seu professor. 
Em simultâneo com a licenciatura, iniciou em setembro de 2014 os seus estudos na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, em Coimbra, com o pianista Manuel Araújo, com quem estuda atualmente. Na mesma academia, teve a oportunidade de conhecer Aquiles Delle Vigne e desde então participa frequentemente em masterclasses com o mestre.
Para além de Aquiles Delle Vigne, nos últimos três anos tem contactado com outros artistas
de renome internacional, tais como Miguel Borges Coelho, Judy Chin, Michel Dalberto, Gabor
Eckhardt, Marylin Engle, Hsing-Chwen Hsin, Pasquale Iannone, Ayami Ikeba, Adriano Jordão, Guigla Katsarava, Andrzej Pikul, Artur Pizarro e Ramzi Yassa. Também tem atuado ao vivo diversas vezes, incluindo a participação em dois recitais em Budapeste e na Bösendorfer Saal em Salzburgo. Em Portugal, interpretou Rhapsody in Blue de Gershwin com a Orquestra Op. 21, dirigida pelo Maestro Relva Pereira, no CAE (Figueira da Foz), e apresentou-se no Palácio de Monserrate, no Seminário Maior de Coimbra, no Teatro Gil Vicente e no Cinema Nun’Álvares, no Porto. Em conjunto com Ricardo Salavessa, interpretou a Sonata Kreutzer para violino e piano, de Beethoven, na Academia Nacional Superior de Orquestra (Metropolitana), em Lisboa, em julho de 2017.

Em 2016, marcou presença na Academia de Verão do Mozarteum de Salzburgo e concorreu no Prémio Jovens Músicos, onde foi semi-finalista, e no Concurso Internacional de Piano do Sardoal, onde foi finalista e obteve um diploma de mérito.
Concluiu a licenciatura na ESML em março de 2017 e neste momento prossegue os seus estudos com Manuel Araújo e Aquiles Delle Vigne na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, em Coimbra.